Kickboxing

O Kickboxing consiste em um método de luta que visa aumentar as condições físicas do praticante, aprimorando-o também em técnicas de defesa pessoal prática, ajudando-o a eliminar as tensões cotidianas. Sua metodologia de combate baseia-se em técnicas de golpes apurados como socos, joelhadas, cotoveladas e chutes dos mais variados, proporcionando assim, uma visão abrangente da arte de lutar.

 

Um pouco de história

A partir dos anos 1970, nos Estados Unidos, muitos praticantes de Karatê sentiam-se frustrados com as regras em vigor nas competições, que privilegiavam o controle do toque. Procuraram então um esporte na qual seria utilizada a potência dos golpes com as pernas e dos punhos, em vez de parar cada golpe antes de tocar no adversário. Nascia o Karaté Full-Contact ou Kickboxing Americano.

Atualmente, o Kickboxing americano é organizado por entidades de pugilismo mundial, como exemplo a ISKA (International Sport Kickboxing Associaton), WUFC (World Ultimate Full Contact), WFCA (World Full Contact Association), FCFF (Full Contact Fighting Federation), WKA (World Kickboxing Organization).

Como este é um esporte relativamente novo, não existem tradições de longo prazo. O esporte sofreu alterações e foi refinado durante as últimas duas décadas. Competidores usam sparring, chutes, socos, chutes de bloqueio, boxe de sombra, e quebra de madeira que é aprendido e aplicado sob orientação de profissionais.

Modalidades do Kickboxing:

  • Forms

Considerada a ginástica olímpica marcial onde os atletas coreografam os movimentos tradicionais das artes marciais com a música, utilizando-se de armas ou não.

  • Semi Contact

Pode ser definido como um combate de técnicas controladas e paradas, sendo os golpes definidos ponto a ponto.

  • Light Contact

É um combate de técnicas controladas e contínuas, onde os atletas visam tocar o maior número de vezes o seu oponente, com a máxima velocidade e o mínimo de potência, não é válido o nocaute, mas sim a técnica apurada na troca dos golpes, dando um show em técnicas de artes marciais para o público.

  • Full Contact

Nesta modalidade, os atletas podem utilizar técnicas de mão, do boxe tradicional, e todos os tipos de chutes que atinjam o adversário da cintura para cima, observando a linha lateral e frontal do tronco e cabeça, sendo que nos combates realizados pela C.N.K.F.B. é permitido o soco giratório (ushiro uraken), e são obrigatórios oito chutes por round mantendo sempre a pura arte marcial do Full Contact, arte de chutar e boxear.

  • Low Kicks

Possui as mesmas definições de técnicas do Full Contact, acrescido com chutes que atinjam as pernas do adversário, interna e externamente, obedecendo a linha do joelho para cima.

  • Thai Kick Boxing

Modalidade de contato pleno que permite todas as técnicas do Full Contact e Low Kicks, agregando alguns golpes particulares à modalidade, tais como atacar com chutes as pernas e articulações da mesma lateralmente, giratória baixa de calcanhar, esporão, projeção com a guarda, joelhada e socos giratórios. Em algumas organizações é também permitido o uso de cotovelos.