Submission

O Submission, também chamado de Submission fighting, Submission Grappling, Sport Grappling ou simplesmente como No-Gi (sem kimono) tem como objetivo superar o adversário por meio de uma submissão usando uma variedade de chaves ou finalizações.

As competições neste esporte assemelham-se a competições do Jiu-jitsu brasileiro. As lutas geralmente giram em torno de 10 minutos, com exceção da final que tem um tempo maior, 20 minutos. Posições e manobras (como passar a guarda ou alcançar a posição de montagem) são recompensadas pelo sistema de pontos que são contabilizados na escala de 2 a 4 dependendo do que é executado. Boa parte da luta ocorre no chão.

Nessa modalidade o kimono não é adotado e os lutadores costumam usar shorts, e roupas coladas à pele, como lycra, sungas e roupas curtas que impeçam que os adversários a arranquem durante o combate. Por não usar gi (kimono) a velocidade e a capacidade atlética dos lutadores precisam ser mais apuradas.

A modalidade é baseada principalmente no Jiu-jitsu, mas outras artes de luta também influenciam o Submission, assim como ocorre no MMA. As quedas mais comuns vêm principalmente da luta livre, a prevalência de leglocks mostra a influência das artes como Samb e Wrestling, além do judô que contribui bastante.

Um Pouco de história

O primeiro grande torneio de Jiu-Jitsu sem kimono começou a nascer a partir de 1995. Nesse ano, Tahnoon bin Zayed, filho do rei dos Emirados Árabes, estudava incógnito numa universidade da Califórnia e se interessou pelo Jiu-Jitsu ao ver Royce Gracie vencendo o UFC. Após treinar por três snos decidiu criar um UFC sem os socos, com atletas de todas as modalidades do mundo se enfrentando, inspirado em outros torneios a que assistiu nos EUA.

Nascia a copa do mundo das lutas agarradas, uma tentativa de mesclar todos os estilos de lutas sob uma regra unificada. O primeiro evento foi realizado em 1998 na capital dos Emirados, e chamado de Abu Dhabi Combat Club (ADCC). Com prêmios polpudos na casa dos milhares de dólares, a disputa atraiu diversos representantes do Jiu-Jitsu, Judô, Sambô, Wrestling e MMA para lutarem sempre em busca da submissão do oponente, o que rendeu o nome de “Submission” para esse tipo de confronto. Historicamente o Jiu-Jitsu brasileiro é a modalidade que mais fez campeões neste torneio – o primeiro vencedor do absoluto foi, não à toa, o faixa-preta José Mario Sperry, grande nome do Jiu-Jitsu brasileiro.